23 de mai. de 2012

Seca: Presidente do CIMURC, Jônatas Ventura se solidariza à luta dos prefeitos do semi árido

Prefeito de Barra do Rocha participou de reunião entre gestores e a ministra Ideli Salvatti

O presidente do Consórcio Intermunicipal Vale do Rio das Contas ( CIMURC ) e prefeito de Barra do Rocha, Jônatas Ventura, participou de evento da União das Prefeituras da Bahia ( UPB ) no qual um grupo de 25 prefeitos se reuniu na noite da quarta-feira (16) com a ministra de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, em busca do apoio no combate a seca na Bahia.
“Hoje temos três milhões de baianos sofrendo os efeitos da seca. Os animais já estão morrendo. Muitos recursos já foram anunciados, porém só uma pequena ajuda de R$ 50 mil já foi liberada, o restante não chega. Precisamos de água e comida para o povo e ração para os animais. Precisamos derrubar a burocracia em torno da liberação dos recursos.”, afirmou o presidente da UPB, Luiz Caetano no início da reunião.
O deputado federal Amaury apresentou à ministra o quadro caótico em que se encontra os pecuaristas baianos. “É preciso ração para os animais. O rebanho de gado está sendo dizimado. Há a possibilidade de perda de 50% do rebanho. Isso geraria um empobrecimento grande com repercussão na economia geral. Aumentando ainda mais o êxodo rural. Uma saída também seria a isenção do ICMS para o transporte desses animais para outros estados, salvando parte do rebanho”.
Depois de ouvir os prefeitos e os deputados, a ministra se solidarizou com a causa dos prefeitos e falou do trabalho do grupo interministerial. “Percebo que as reclamações de vocês são as mesmas dos prefeitos do Amazonas, o que muda é a catástrofe. Lá são as chuvas e no Nordeste a seca. Podem ter certeza que o grupo interministerial de trabalho contra os efeitos da seca está atuando de forma intensa para resolver todos os problemas apresentados por vocês hoje”.
Na qualidade de presidente da associação que representa toda a micro região do Médio Rio das Contas, Jônatas Ventura disponibilizou o apoio da entidade no momento em que o semi árido enfrenta sua mais grave crise em 47 anos. Em tempo, vale lembrar que os pastos da região do CIMURC tem servido de socorro para rebanhos que fogem da grave condição climática que se abateu sobre quase metade da Bahia.

Fonte: ipiauonline.com.br