6 de fev. de 2012

Barra do Rocha: Cidade já conta com o serviço da SAMU 192


Barra do Rocha implantou ontem (1º), em cerimônia que reuniu o prefeito Jônatas Ventura e a comunidade barrochense, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Apenas dois município da microrregião – Ipiaú e Barra do Rocha – passar a dispor agora do atendimento da SAMU.
“A vinda da SAMU para Barra do Rocha é mais uma conquista para a cidade. Sem dúvida é um grande feito, pois municípios bem maiores não conseguiram implantar a SAMU. Conseguimos isso devido a um trabalho intenso junto aos órgãos estaduais de Saúde”, disse Jônatas Ventura ao Ubatã Notícias.
O SAMU de Barra do Rocha contará com os serviços de 12 profissionais, que passaram recentemente por rigoroso treinamento em técnicas de atendimento em situação de emergência. Ainda na cerimônia, o alcaide anunciou que em breve será inaugurado um novo posto de saúde, academia pública, calçamentos e obras de saneamento básico.

Fonte: Ubatã noticias

Prefeito Jônatas Ventura esclarece crise financeira da Educação e busca regularização salarial até final de fevereiro

 
Em contato com o prefeito municipal de Barra do Rocha, Sr. Jônatas Ventura, o Portal BR News questionou sobre ação civil pública para bloqueio de verbas do órgão municipal por meio dos funcionários filiados ao SINSERV e APLB, assunto que tem causado grande discussão no município. Na oportunidade, o gestor explicou o motivo da crise financeira da Educação e revelou que buscará solucionar o problema da classe ainda este mês de fevereiro, assim como acordou com os funcionários da Administração.  

Segundo Jônatas Ventura, esse problema se agravou desde que o FPM passou a sofrer resgates do INSS (cerca de 23 vezes), já que essa fonte foi quem sempre socorreu a Educação por ter uma receita insuficiente para honrar com as despesas gerais do setor e que nos últimos anos vem sofrendo bruscas reduções nos repasses devido a queda de alunos na rede municipal, relacionado a evasão escolar e êxodo rural.  

Como prova disso, o alcaide apresentou as contas aprovadas pelo tribunal de Contas dos Municípios - TCM do exercício 2010, onde confirma o investimento em folha de pagamento de 96,35% (FUNDEB 60%) e mais 31,93% (FUNDEB 40%), ambas bem superiores que o previsto para a Educação. Informações passadas dão conta de que em 2011 a média de repasse mensal do FUNDEB ficou em R$ 256.509,79, valor bem menor que as despesas mensais de R$ 273.615,12. -“O FUNDEB de Barra do Rocha é um caso raro, onde a folha, praticamente formada por funcionários efetivos, absorve quase que 100% do recurso da Educação, a exemplo de 2010, confirmado pelo TCM”, revelou Ventura.   

Ao final, o chefe do executivo voltou a citar que a Educação trabalha no vermelho há muito tempo e o socorro sempre vinha mesmo do FPM; deixando o seguinte questionamento: “Se o recurso vem sendo direcionado praticamente para folha, quem estava assumindo as demais despesas da Educação durante todo esse período?”  

A Prefeitura Municipal de Barra do Rocha buscará quitar mais um pagamento dos funcionários efetivos da Educação na segunda-feira (12/02), sendo que dentro das possibilidades do recurso do FUNDEB, executará mais um pagamento até final do mês, regularizando assim toda situação em atraso dos servidores. Caso isso aconteça, os profissionais da educação ficarão satisfeitos e o ano letivo 2012 não sofrerá prejuízo com paralisação ou atraso dos serviços educacionais.

Fonte: barradorochanews.com.br