3 de out. de 2011

BARRA DO ROCHA: INEMA REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE USINA TERMOELÉTRICA BARRA DO ROCHA I


O Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (INEMA) realizou nesta quinta-feira (29) no Ginásio de Esportes em Barra do Rocha a AUDIÊNCIA PÚBLICA, referente ao processo de Licenciamento de Localização do Empreendimento Usina Termoelétrica Barra do Rocha I, de responsabilidade da PETRÓLEO BRASILEIRO S.A - PETROBRAS, atendendo o disposto na Resolução CEPRAM nº 2929/02 e no Regulamento da Lei Estadual nº 10.431/06, aprovado pelo Decreto Estadual nº 11.235/08, com a finalidade de apresentar e discutir com a comunidade presente o projeto e os impactos associados identificados através do Estudo de Impacto Ambiental – EIA, onde na oportunidade foram dirimidas dúvidas, questionamentos de diversos segmentos da sociedade, com um debate de alto nível de engenheiros ambientais e profissionais qualificados na área recolhendo as críticas e sugestões a respeito do referido projeto.
A presidente da Mesa Diretora, a qual conduziu de forma brilhante e com muita competência os trabalhos, expondo aos presentes as normas e os trâmites legais os quais foram seguidos rigorosamente.
O prefeito de Barra do Rocha, Jônatas Ventura saudou as autoridades e o povo presente na AUDIÊNCIA PÚBLICA, dizendo da importância que este projeto trará para Barra do Rocha e cidades da região.
A AUDIÊNCIA PÚBLICA, além de contar com um grande número de pessoas, contou também com diversas autoridades de Barra do Rocha, Ipiaú, Ubatã, Gongogi, Ibirataia, Ubaitaba, Itagibá, dentre outros municípios.





CONHEÇA UM POUCO O QUE É A UTE BARRA DO ROCHA I
A Usina Termoelétrica (UTE) Barra do Rocha I será localizada em uma área de cerca de 20 hectares (equivalente a 20 campos de futebol), próxima ao Rio das Contas, de onde será feita a captação de água para o empreendimento. Este terreno está situado às margens da Rodovia BR-330, no município de Barra do Rocha (BA). A usina vai gerar energia a partir de gás natural e funcionará em ciclo combinado, uma tecnologia que aumenta a eficiência da usina, utilizando turbinas a gás e a vapor associadas em uma única planta, ambas gerando energia elétrica a partir do mesmo combustível. Quando as obras forem concluídas, a UTE contará com duas turbinas a gás, uma turbina a vapor e terá potência instalada de 600 MW (megawatts), suficiente para abastecer mais de 400.000 residências.

Fonte: http://tesourasnoticias.blogspot.com/