19 de mai. de 2011

Agropolo vai ser ampliado no Vale do Rio das Contas



O Agropolo de Fruticultura do Vale do Rio das Constas será ampliado dos atuais 15 para 20 municípios com a entrada de Aurelino Leal, Boa Nova, Gandú, Manoel Vitorino e Ubaitaba. O anúncio foi feito pelo presidente do Consórcio Intermunicipal Vale do Rio das Contas (CIMURC) e prefeito de Barra do Rocha, Jônatas Ventura, ao ser recebido pelo superintendente de Desenvolvimento da Região Cacaueira da Bahia da Ceplac, Antonio Zózimo de Matos Costa, na manhã de terça-feira, 18.

Os novos associados já foram convidados e a assembléia geral que vai homologar a adesão ao Cimurc e ao projeto de diversificação econômica do Agropolo de Fruticultura deve ocorrer no mês de junho. O prefeito Jônatas Ventura justificou que Aurelino Leal e Ubaitaba integram o Vale do Rio das Contas; Boa Nova e Manoel Vitorino, o Território de Identidade; enquanto Gandú está economicamente vinculado. “Portanto, o que se deseja é fortalecer a base e reforçar a luta pelo desenvolvimento regional”, disse.

No encontro com a direção da Ceplac, no Km 22 da Rodovia BR-415, trecho Ilhéus - Itabuna, o presidente do Cimurc avaliou como positiva a parceria de mais de 15 anos que promove o desenvolvimento sustentável de uma região agrícola, que precisa da orientação técnica aos produtores. “Vejo que a Ceplac continua com a bandeira do desenvolvimento, assistência técnica e extensão rural. Estamos vencendo a vassoura-de-bruxa com alternativas agrícolas viáveis como a fruticultura, mas é preciso profissionalizar o agricultor e incentivar o associativismo”, afirmou Ventura.

O superintendente da Ceplac Antonio Zózimo Costa ressaltou os resultados alcançados pelo Agropolo, cuja área cultivada com a fruticultura atinge 1,2 mil hectares em 15 municípios, contando com 637 produtores rurais, produção de 5.712 toneladas anuais de frutas, 3.690 empregos diretos e valor da produção de R$ 6,9 milhões. “Acima da estatística, a promoção do desenvolvimento socioeconômico, agregação de valor à produção e receita ao produtor de cacau”, declarou.


O representante da Ceplac no Consórcio, economista Antonio Carlos Araújo, afirmou que a reunião fortaleceu a parceria e permitiu a revisão do acordo de cooperação. “Vamos conversar com os parceiros institucionais - Seagri e outras secretarias estaduais, EBDA e Sebrae - para continuar apoiando o Agropolo”, informou. O encontro também contou com a participação do chefe do Serviço de Planejamento da Superintendência, Mário Tavares, que sugeriu parcerias com Instituto Frutal e Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Institucional em torno das cadeias produtivas.

Num seminário programado para Jequié o prefeito Jônatas Ventura disse que vai defender a implantação de patrulha mecânica para melhoramento das estradas vicinais e escoamento da produção agrícola dos municípios integrantes do Cimurc. “A maioria dos municípios conta com eletrificação rural, alguns em mais de 80% do território, o que facilita a agro-industrialização, mas precisamos melhorar o acesso às propriedades”, justificou.

Fonte:www.jornalbahiaonline.com.br/
Fotos: Águido Ferreira

Consórcio e Território mobilizam autoridades em prol do Médio Rio das Contas

O presidente do CIMURC e um dos coordenadores do evento, Jônatas Ventura, discursou durante o evento.


Na manhã de quinta feira ( 19 ), o auditório da Câmara de Vereadores de Jequié foi palco do seminário Consórcios Públicos e Políticas Territoriais dos Municípios, evento promovido pelo Consórcio Intermunicipal Vale do Rio das Contas ( CIMURC ), sob a gestão do prefeito de Barra do Rocha, Jônatas Ventura, em parceria com o Território Médio Rio das Contas. Na oportunidade,estiveram reunidos prefeitos, vice prefeitos, secretários de governo e vereadores de 13 dos 16 municípios consorciados. Como representante do Governo do Estado, participou do evento o diretor de Planejamento Territorial da Bahia, Thiago dos Santos.

Na pauta do evento, novas e velhas bandeiras dos municípios da região de Ipiaú, entre elas:

1- Instalação de uma Universidade Federal do Médio Rio das Contas
2- Transformar a UESB de Jequié em campus independente de Vitória da Conquista
3- Implantar novos cursos na UNEB de Ipiaú
4- Revitalização da bacio do rio das Contas.
5- Patrulha mecânica para os municípios da região
6- Recuperar a estrada BA-120, Ubatã-Gongogi
7- Recuperar a estrada Ibirataia – Gandu
8- Cursos técnicos para atender às demandas por mão de obra especializada nas empresas da região
9- Implantação de vôo comercial Ipiaú – Salvador
10 Implantação de vôo comercial Jequié – Salvador
11-Recuperação da estrada que liga Ibirapitanga À BR-330
12-Ampliar o apoio e parceria ao agropolo
13-Implantar um novo modelo estatutário no consórcio intermunicipal

O seminário também foi um espaço para a realização de debates e a participação da platéia. Uma nova reunião do grupo está marcada para o próximo dia 3 de junho em Jequié, quando os participantes deverão organizar uma pauta de reivindicações que será encaminhada ao Governo do Estado.

Ainda no mês de junho, as reivindicações definidas pelo grupo deverão ser entregues em mãos do governador Jaques Wagner, na sede da governadoria em Salvador. Para este evento, a direção do CIMURC e Território Médio Rio das Contas está convocando a presença dos senadores da Bahia, deputados representantes da região e o presidente da União das Prefeituras da Bahia ( UPB ), Luiz Caetano.

por: Celso Rommel www.ipiauonline.com.br/