8 de mar. de 2012

APLB de Barra do Rocha não aceita gerênciar recursos do FUNDEB.


Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (07), no gabinete do prefeito Jônatas Ventura, foi debatida a proposta lançado pelo gestor municipal visando descentralização da verba do FUNDEB, uma medida bastante inusitada que transferiria poder a uma comissão da própria educação municipal (ver mat; o que não foi acatado ou acordado entre as partes.

Durante apresentação da proposta o prefeito Ventura explicou mais uma vez a problemática existente na Educação, bem como lançou oficialmente a proposta de descentralização do recurso do FUNDEB em Barra do Rocha. “Há muito tempo que venho dizendo que a educação municipal iria entrar em colapso, e isso já esta acontecendo, pois houve diversos aumentos salariais sendo que em contrapartida tivemos queda no numero de matriculas e a verba continua praticamente a mesma. O socorro muita vezes venho do FPM, que infelizmente não tem mais condições de ajudar o setor. Como está praticamente inviável, passo o recurso para ser administrado pelo Conselho Deliberativo” disse o alcaide. Na proposta do gestor, a APLB deveria fazer parte do núcleo como membro do Conselho, o que não foi acatado pela classe por fugir dos princípios do órgão que deve fiscalizar a gestão e não gerir o recurso. “Não é da competência da APLB gerir verba pública, nosso objetivo é e sempre foi fiscalizar e lutar pelos direitos dos profissionais da educação. O que queremos é uma solução para os salários atrasados da classe e apoiaremos sim a gestão quando isso acontecer, declarou Dilma Miranda (APLB Regional).


Resumindo a proposta e situação atual da educação, o que dá a entender é que a gestão financeira do FUNDEB é uma verdadeira "bomba chiando"; sendo que para regularização salarial, o prefeito Jonatas deveria toma medidas não populares,  como demissões, redução de carga horária, junção de salas de aulas  e consequentementes deixaria  pais e mães de familias em situações ruim.

Fonte:orgulhobarrochensse.blogspot.com

Prefeito apresenta proposta à APLB para quitar salários atrasados da classe






Como a descentralização da verba do FUNDEB ficou apenas no papel, o prefeito Jônatas Ventura lançou na tarde desta quarta-feira (07) uma nova proposta para quitação salarial dos profissionais da educação em Barra do Rocha, segundo ele, viável para Prefeitura Municipal.  

Mesmo sabendo dos diversos acordos já ocorridos no município, a APLB e presentes na reunião entenderam a situação que atravessa o município, embora caso isso volte acontecer a cobrança será mais assídua por envolver diretamente a justiça que já foi sinalizada para bloqueio de verba do FUNDEB. A proposta do prefeito visa manter em dia os salários dos profissionais em educação e pagar mensalmente parte dos salários atrasados de toda classe.  

Visto que o bloqueio da verba não solucionaria a situação, a não ser que haja demissão em massa no município, a proposta foi analisada criteriosamente pela APLB, que utilizará dos trâmites legais para averiguação de possibilidades e apresentará a proposta para os profissionais em assembléia que deve ocorrer nesta sexta-feira (09) no Salão Paroquial a partir das 8:30h que contará com toda a classe. Dentro do acordo, está previsto pagamento dos salários atuais para o dia 30 de cada mês, sendo que os salários pendentes deverão ser rateados e pagos mensalmente no máximo até dia 12 de cada mês, iniciando já abril e finalizando em dezembro do corrente ano.  

Diante da inviabilidade para bloqueio de verba e escassez de recurso por parte da gestão municipal, a APLB e presentes na reunião reconheceram a situação caótica que atravesse o município. Assim, fica bem provável que a decisão seja acatada pela classe em prol da continuidade dos serviços educacionais e inicio do ano letivo em Barra do Rocha. Na oportunidade, estiveram presentes o prefeito Jônatas Ventura acompanhado de sua assessoria jurídico, Dr. Diram e secretária Caola Martins; a presidente da Câmara de Vereadores Anita Fontes e os demais edis Val, Xexeu, Cheleu, Kak, Marcio e Cleide; o presidente do FUNDEB Waide Alcântara; o secretário de Educação Antonio Luiz; a Sra. Nancy Miranda representando o professor Luiz Sérgio; representantes da APLB, Dilma Miranda, Maxuwel Mendes e o advogado Jonatas.

Fonte:orgulhobarrochense.blogspot.com
Fotos: Lauro Elisio