6 de abr. de 2011

Jonatas Ventura revela realizações de governo.

Danilo Morais entrevista Jônatas Ventura, prefeito de Barra do Rocha


UN – Quais realizações o senhor ainda pretende pôr em prática em seu governo?

Jônatas – Nesses dois anos que faltam, esperamos pavimentar os bairros Aloísio Galvão e Durval Dias, e melhorar o saneamento básico de ambos. Cobrar do Estado a conclusão do Ginásio de Esportes. Além disso, pôr em funcionamento a SAMU (falta apenas um documento chegar do MS), construir um novo PSF na sede, concluir a eletrificação rural, construir mais 100 casas populares, essas são as ações mais relevantes que pretendemos executar.

UN – Recentemente, o INSS reteve cerca de R$ 110.000,00 do FPM de Barra do Rocha. Qual a razão dessa retenção?

Jônatas – A retenção se deve a gestões anteriores, que compreendem os anos de 1997 a 2004 (Antônio Firmo e Jorge Ramos). Em média, a nossa administração paga 853 mil reais por ano das gestões passadas, e de forma imperativa, sendo que a receita mensal média líquida de Barra do Rocha é de 700 mil.

UN - Quais os reflexo das dividas de gestões passada ao seu governo?

Tem provocado redução: na geração de emprego, e em projetos estruturante que requer uma reserva para realização do mesmo, por este motivo, o município passa a depender em varias realizações de recursos estaduais e federais.

UN – Quais ações o senhor, enquanto prefeito, já tomou contra os ex-gestores?

Jônatas – Todas. Quando assumimos a prefeitura, ingressei com uma ação civil pública no que toca às responsabilidades dos ex-gestores, medidas estas, que caso não fosse tomada, impediria o bom andamento da nossa gestão.

UN – E quanto às demissões de funcionários não efetivos, o que motivou esta decisão por parte da Prefeitura de Barra do Rocha?

Jônatas – Primeiro, a cobrança da justiça no cumprimento da Constituição. Com esta medida antecipada pela justiça como, já havia homologado o concurso, haverá portanto, a convocação dos aprovados no último concurso público realizado pela Prefeitura de Barra do Rocha.

UN – Quais os benefícios a Mirabela e a Ferrovia devem trazer para Barra do Rocha?

Jônatas – Vejo não só para Barra do Rocha, como também, para toda a região. A Mirabela e a Ferrovia têm gerado emprego, renda e desenvolvimento para as cidades que compreendem o Médio Rio das Contas. Além disso, o comércio regional teve aquecimento significativo. É bom lembrar, que as outras empresas também se instalarão na região em breve, fato que contribuirá para o progresso e crescimento de industrialização regional.



UN - Quais as principais conquista de seu governo?

O resgate da auto-estima da comunidade, projeção do município a nível regional e até fora do estado, elevar o município para o melhor índice de desenvolvimento superando portanto grandes centros proporcionalmente como: Itabuna e Ilhéus segundo a FIRJAN na ultima pesquisa realizada em 2005/2006 ttp://www.pimentanamuqueca.com.br/tag/desenvolvimento/. Instalação de uma faculdade,conquista de uma rádio FM, sinal de internet banda larga,eletrificação em quase em toda zona rural,telefone publico na comunidade da coroa verde, implantação e construção de dois PSF na sede, uma ambulância SAMU, uma ambulância courrier, duas viatura Blazer para policia, dois ônibus escolar, calçamento que da acesso ao cemitério e a boca da barra um sonho antigo da comunidade antes da emancipação, construção de 80 casas populares, ampliação da rede elétrica na sede, construção de um colégio modelo para o segundo grau, implantação dos programas sociais: Agente jovem hoje pro - jovem,programa, feliz terceira idade, implantação de posto de atendimento Bradesco, uma loja da Cesta do povo, posto de atendimento CRED-BAHIA,implantação de dois Centros de Cidadania Digital-CDC, reforma do mercado municipal, compra de cinco canais publico de TV, reforma de todos os órgãos publico encontrado em péssimos estados, informatização dos trabalho públicos, paisagismo na cidade, resgate das festas religiosas: padroeiro, dia dos evangélicos, comemorações natal na praça e sensacional queima de fogos no revelion.

UN - o que o Sr. ainda pretende realizar antes de finalizar o seu segundo governo?

Calçar e melhorar os bairros Durval Dias e Aloísio Galvão, conclusão do ginásio de esporte ( obra do estado), ampliar a iluminação da BR-330, iluminar o cemitério,construção de novas casas populares, implantar refletores envolta do prédio da prefeitura, construir canteiros e mudar a iluminação da rua Maria Oliveira Bittecourt, concluir o calçamento de ruas de acesso: Antonio lampião, rua do Campo, beco da rua ipiau (rua de J. Dias), travessa Lauro de Freitas (rua de Rosa), uma passarela dando acesso da Lauro de Freitas ao bairro Durval Dias, compra de terreno para ampliar a área urbana, melhoria da rede de esgoto da rua nova, indenizar área construída da rua nova, melhorar todas as estradas vicinais do município, reabrir o posto de saúde do ponto Firmo e reforma da praça João Pessoa.

UN – Qual o legado do governo Jônatas?

Jônatas: Barra do Rocha vive, hoje, uma dos maiores momentos de sua história aja visto que encontrei em uma situação de abandono total tendo como fato inédito gerenciada pela a justiça. Hoje a sua transformação é percebida pela a comunidade em todos os sentidos, conseguir atrair empresas para a cidade, resgatei a credibilidade, ampliei a quantidade de profissionais com nível superior, a comunidade tem uma nova consciência e percepção social através de um novo nível educacional onde tiramos o município do pior índice do Brasil para ser incluído na nova avaliação entre os melhores do Brasil, hoje poderá assinar convênios com qualquer instituição onde não havia por falta de certidão. Formamos na sede do município a primeira turma de curso superior de pedagogia e administração em uma cidade com menos de sete mil habitantes, a nossa saúde avaliada pela nossa regional como uma das melhores da região. Tal realidade pode ser notada quando se verifica a aceitação e a popularidade do nosso governo. O meu sucessor encontrará, sem dúvida, uma Barra do Rocha muito melhor do que a que encontrei quando assumir no primeiro mandato. Assim, não tenho dúvida que o próximo gestor fará um governo ainda melhor do que o meu, pois as bases foram lançadas para que Barra do Rocha trilhe em um caminho de desenvolvimento sustentável.

TCM e Câmara de Vereadores aprovam por unanimidade contas do prefeito de Barra do Rocha



O prefeito de Barra do Rocha, Jônatas Ventura, apesar de enfrentar a mais grave crise da sua administração com queda acentuada na receita do município e demissão em massa de funcionários, teve esta semana um motivo para satisfação: suas contas referentes ao ano 2010 aprovadas unâninememente, tanto pelos conselheiros do TCM quanto pela Câmara de Vereadores do município.

Jônatas analisou o momento atual do município como uma “provação pela qual terá que passar com a ajuda de Jesus”. Evangélico, o prefeito de Barra do Rocha tem pautado suas ações por constantes citações bíblicas e pedido de orações.

Ainda a respeito de Barra do Rocha, informações da assessoria de comunicação da prefeitura dão conta de que a lista de servidores não efetivos que deverão ser demitidos deverá sair neste final de semana. Fala-se em mais de 50 desligados do serviço público barrochense por força de uma liminar do Ministério Público, que exigiu drástica diminuição no quadro de funcionários da prefeitura em busca de maior equilíbrio nas contas.

http://ipiauonline.com.br/?tag=jonatas-ventura